quarta-feira, 30 de julho de 2008

IV FANTASPOA – Sim, ele chegou!

Mais um festival de cinema fantástico se inicia e mais uma vez eu lamento por não estar lá. Desta vez, Porto Alegre é a sede de uma das maiores mostra de cinema fantástico do Brasil: IV FANTASPOA. Embora não estejamos presentes, o Fanzine Fabulário edição #01 estará à venda junto com o material da mostra.
Quem esteve na abertura (28 de julho) pôde conferir a Premiere de Mangue Negro, longa metragem de Rodrigo Aragão seguido de debate com o diretor e com os membros da equipe. O festival segue repleto de exibições e atividades até o dia 10 de julho. Confira os destaques logo abaixo:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
42 filmes independentes de 12 diferentes países são postos a prova da banca de jurados composta por Pablo Sapero, Rodrigo Aragão e Marcelo Carrard. Seguem meus palpites...

- Dead Noon (USA, 2007) é um filme de horror faroeste com tudo que tem direito: tiros pra todo lado, cowboys zumbis, demônios do 7º círculo e, o que não podia faltar, um fora da lei pactário do diabo! Se eu fosse do juri era primeiro lugar na certa!

- Nevermore (Alemanha/Dinamarca, 2006) só perderia o primeiro lugar porque o concorrente é faroeste! Primeiro longa metragem de Toke Constantin Hebbeln (guardem esse nome!) já participou de diversos Mostras e Festivais, inclusive da 30º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ganhou diversos prêmios. A história é tocante e a fotografia magistral.

- Filmatrom (Argentina, 2007), película de nossos vizinhos territoriais, é baseado no livro 1984, de George Orwell. Um grupo de jovens se rebela contra o Estado autoritário e decide fazer, clandestinamente, um filme de ficção científica.

CURTAS-METRAGENS
Do intenso programa de curtas são destaque as sessões de Programa Convidado, em que filmes de outras mostras de cinema são única sessão. São eles: Estranhamente Curtos; do Clermont-Ferrand, o maior festival de curtas do mundo; Macabro (do México); e Rojo Sangre, da Argentina.

As mostras competitivas de Animação, Nacional e Live-Action também estão imperdíveis. Lote sua agenda de curtas!

BRASIL FANTÁSTICO
A programação se destaca por trazer a pré-estréia do aguardado filme de Mojica Marins: A Encarnação do Demônio, o filme nacional prometido do ano. Para quem gosta de horror independente, A Capital dos Mortos, de Tiago Belotti também estará sendo exibido durante o Festival.

MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS
Para os apreciadores da arte do "doc", esta mostra é um prato cheio e variado. Se destacam os filmes do alemão M. A. Littler cujos temas dialogam com o universo fantástico. A sessão de Vodoo Rythm será comentada por André Kleinert e pelos integrantes da banda Damn Laser Vampires, falando sobre o rock independente e sua relação com o cinema de horror independente.

FANTÁSTICO MUNDO ANIMADO
Nesta mostra competitiva, entre animações espanholas e americanas, será exibido um longa africano feito a partir de sucata e um longa húngaro de computação gráfica, além de um anime inédito no Brasil. Para “animadores e animados” não perderem por nada.

PALESTRAS
Ah... esta parte muito me agrada! Quem sabe não rola depois umas gravações no YouTube? Segue a agenda de palestras para o Fantaspoa:

2 de agosto às 11h - Horror argentino com Pablo Sapere, diretor do festival Buenos Aires Rojo Sangre.

3 de agosto às 11h - Debate sobre a criação e produção do longa-metragem Encarnação do Demônio, com o roteirista Dennison Ramalho.

9 de agosto às 11h - A história do cinema ciberpunk, com Rodolfo Rorato Londero, que estará no Fantaspoa lançando o livro organizado por ele e Edgar Cézar Nolasco: Volta ao mundo da ficção científica (Campo Grande, Editora UFMS, 2007).

10 de agosto às 11h - Os caminhos do cinema de horror independente no Brasil, com Felipe Guerra e Peter Baiestorf.

À venda no Fantaspoa!

O Fanzine Fabulário #01 estará à venda durante o evento junto dos materiais da mostra por apenas 1 REAL.

Você pode saber mais sobre o conteúdo desta edição clicando aqui.

Fanzine Fabulário #01
20 páginas
R$ 1,00

É... acho que é isso! Fim!
Ah! E agradecemos ao João Fleck, diretor da mostra, pelo apoio na venda do Fabulário Fanzine!

CARA CAROLINA ,
é webdesigner e estudante
de Artes Plásticas pelo
Unicentro Belas Artes

Nenhum comentário: