Começam dia 14 de fevereiro as filmagens de Porto dos Mortos, o primeiro longa-metragem de horror gaúcho”, em Porta Alegre (RS). Mas tudo indica que as ambições do diretor Davi de Oliveira Pinheiro vão além de seguir a linha do Zé do Caixão. Davi pretende “criar uma visão particular do gênero, nunca vista em qualquer parte do mundo”. Bom,está lançado o desafio.
Davi diz que a idealização do projeto vem desde 2005 e segue até hoje num processo contínuo de aperfeiçoamento, com o objetivo de criar uma “identidade única e pessoal”. Parece bom, dado que as referências do diretor não negam um certo bom gosto: Sergio Leone, do “faroeste de arte” Era uma vez no Oeste; François Truffaud, de O último metrô e, como não podia faltar, George A. Romero, o cara que entende de filmes de zumbi.
A premissa é a seguinte: o policial Lockheart (curiosamente, o mesmo nome de produtora do filme) persegue Adam, um assassino serial à solta em um Brasil devastado, povoado por mortos vivos. A grana disponível não deve ser muita, (portanto não imagine um road movie cheio de explosões e seres animalescos correndo na velocidade da luz), mas pelo trailer já dá pra notar uma preocupação técnica maior. A equipe conta também com André Kapel, que já trabalhou com efeitos especiais em filmes de Mojica Marins e outros famosos como Cheiro do Ralo e Amarelo Manga (alguém me corrija se eu estiver falando bobagem!). Agora é aguardar: o filme está programado para sair em novembro.
PARA ÁVIDOS E AUDAZES NAVEGANTES
(incluindo os nerds-fissurados-por-sangue)
Se você quer ser um figurante-zumbie (ou um zumbi-figurante, a escolha é do freguês), mande um e-mail para: queroserzumbi@v2cinema.com. Lembrando que as filmagens serão em Porto Alegre....
Se você quer uma resenha mais engraçadinha que a minha, vá no judão.com. (praticamente a versão indie do Omelete e altamente recomendável).
Se você quer saber who-the-hell-is nosso amigo Davi de Oliveira Pinheiro, sei lá, ligue para a produtora (interurbano, para os conterrâneos) ou assista este curta simpático que eu achei.
PARA MAIS ÁVIDOS E AUDAZES NAVEGANTES
Filmes de zumbis com tomates pré-selecionados dos campos peruanos.
White Zombie (1932): diz a lenda que foi o primeiro filme de zumbi da história da humanidade. Segundo nosso colaborador L. R. Fernades, é aquele clássico filme de zumbis-sonâmbulos com os braços estendidos soltando grunidos initeligíveis e, suposição minha, dizendo “miooooolos”. No elenco, ninguém mais, ninguém menos que Bela Lugosi.
A Noite dos Mortos Vivos (1968): clássico absoluto de Romero, influenciando significativamente toda uma safra de filmes posteriores. Além de sangue (com e sem molho de tomate), violência, multilação e seres putrefados, há uma crítica social focada nos movimentos sociais das minorias. E o mais impressionante: o filme foi rodado com meros U$ 13 mil em preto e branco.
O Despertar dos Mortos (1978): dez anos depois de A Noite dos Mortos Vivos, sai o segundo filme da trilogia de Romero. Muito sangue, víceras, miolos e mortos vivos passeando no shopping center, além da trilha sonora em parceria com o italiano Dário Argento ( que também fez a montagem da versão européia do filme).
Filmes de zumbi com tomates, pesticidas e agrotoxicos.
Extermínio (2002): filme dirigido por Danny Boyle (Transpoiting) e protagonizado por Cillian Murphy (Café da manhã em Plutão). Início surpreendente (silêncio + Cillian Murphy perdido da silva + Londres completamente vazia) e final sem medo de ser feliz. Resultado: uma soma feliz de um bom cineasta e o esquema hollywood.
The Evil Dead (1982): é ou não é um filme de zumbi este filme de Sam Raimi (Homem Aranha)? Um clássico filme B de horror que teve duas sequências não tão bem sucedidas.
Na Dimensão dos Mortos (1989): de um tal David Acomba é, segundo o mesmo colaborador citado acima, um filme com os mortos vivos mais insistentes que ele já viu. E parece engraçado.
Filmes de horros com tomates à brasileira (ou à sulista)
Mangue Negro: filme de zumbi de Rodrigo Aragão com um argumento, no mínimo, incomum: um manguezal contaminado transforma os pescadores em zumbis. Será exibido no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre no dia 01 de agosto. Veja o trailer no You Tube.
O Carneador: curta metragem independente ( sinônimo de “sem dinheiro”) de Marcio Cannibal Strzalkowski (sinônimo de “pseudônimo duvidoso”). Melhor mesmo é pular meu falatório e seguir pro YouTube.
Paisagens, Pesadelos e Paranóias: outro curta metragem independente de André Bozzetto Junior, indicado como uma homenagem aos filmes de suspense italianos, também conhecidos como “giallos” (italianas nuas, assassinos de luvas negras e uma boa garrafa de whisky J&B). Veja o curta no You Tube: parte 1 e parte 2.
Junho Sangrento: já citado no meu post sobre Ilha Comprida, o filme de Joel Caetano nunca mais saiu de nossas memórias depois do “retardadinho”, tornando-se praticamente uma marca do Fabulário. Agora no My Space.
Tomates Mortos
Era dos Mortos: soma interessante do filme de zumbis de Rodrigo Brandão com quadrinhos complementares de Micael Holderbaum, tudo muito mineiro e com boa dosagem de Pomarola. No site dos caras você pode baixar o filme e os quadrinhos, e comprar o DVD contendo o making of e fotos.
Capital dos Mortos: filme de zumbi “meio fundo de quintal” (e o que não é nessa vida?) com efeitos especiais tocantes. E não é de Porto Alegre, e sim de Brasília. Veja o trailer no You Tube.
Colaboraram: L.R. Fernades, com diversas dicas e apontamentos e o Luiz (agora com "z"), subindo e descendo imagens.
Sites consultados com maior frequência: Infernotícias e Boca do Inferno.
CARA CAROLINA ,
é webdesigner e estudante
de Artes Plásticas pelo
Unicentro Belas Artes
6 comentários:
muito legal esse post... bem pesquisado!
"Evil dead" eh fantastico! vi poucos filmes tao sufocantes quanto esse...
bom trabalho! XD
Fe 013
Olá!
Valeu por citarem o Junho Sangrento, foi um prazer conhecê-los no Festival de Ilha Comprida!!!!
Agora sou leitor assíduo do blog!!!!
Abraço
Joel Caetano
recursozero@yahoo.com.br
[url=http://rastimores.net/][img]http://akreoplastoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]we buy used software, [url=http://akreoplastoes.net/]nero burning rom[/url]
[url=http://rastimores.net/][/url] oem software sites ultimate software canada
macromedia director software [url=http://rastimores.net/]download autocad[/url] autocad job ireland
[url=http://akreoplastoes.net/]nero 9 stops working in vista[/url] software shopping
[url=http://rastimores.net/]coreldraw engraver rortary[/url] 2000 oem software
educators discount software [url=http://rastimores.net/]instructions for adobe photoshop cs3[/url][/b]
[url=http://vioperdosas.net/][img]http://sapresodas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]free online shop software, [url=http://sapresodas.net/]PACK-1 Adobe PACK[/url]
[url=http://vioperdosas.net/]microsoft windows ce software[/url] microsoft office 2003 license buy office 2003 enterprise
discount software stores [url=http://vioperdosas.net/]does office 2003 work with vista[/url] free software for retail shop
[url=http://vioperdosas.net/]quarkxpress project viewer[/url] pricing software
[url=http://vioperdosas.net/]www macromedia com software flashplayer7[/url] windows vista home basic question
how to buy dreamweaver [url=http://sapresodas.net/]cheap software downloads[/url][/b]
I am assured, that you are not right.
For the life of me, I do not know.
Postar um comentário