segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Bem Vindos a Ilha Comprida! (parte 2)

Continuação do relato de nossa saga na II Mostra de Curta-Metragem Fantástico de Ilha Comprida.

No dia seguinte fizemos nossa travessia diária de 5 km (a pé) em direção ao Plínio Marcos, desta vez mais certos da distância (eu disse que era realmente comprida) e ansiosos por novas exibições. Da primeira sessão, caracteristicamente mais leve por visar a presença de crianças, destaco Batateogonia, curiosa visão da origem da vida e o litorâneo Aranhas Tropicais, de André Francioli, humor apurado e inteligente sobre americanização. Neste dia compareceu Eutímio Carvalho, de A Lenda da Lagoa Vermelha. Duvidosos informantes dizem que Eutímio seria conhecido também como “o Zé do Caixão da Bahia”. Já peço desculpas prévias para o caso da comparação não ser fortuita (embora ser comparado ao Zé do Caixão seja mérito de relevância e o “da Bahia” ainda traga uma tonalidade apimentada ao apelido!) e também aproveito pra pedir sinceros perdões a respeito de risadas altas vindas do quarto ao lado (pois Eutímio ficou na mesma pousada longínqua que nós).

Nosso terceiro e último dia de visita a mostra (pois não pudemos comparecer a sessão do júri popular) foi marcada por produções que contaram com a participação de gente famosa. Do Mundo não se Leva Nada, que lembra uma produção da TV Cultura nos anos 90 e com a simpática Iara Jamra (do Rá-Tim-Bum!). Mas não pensem que eu vou cair num saudosismo anos 80! Sete Vidas, de Marcelo Spomberg e Zé Mucinho traz no elenco o gato Tutti Frutti, com a voz notável de Selton Mello, aquele cara que a gente encontra nas produções mais estranhas e nas situações mais inusitadas, como na pele de um escritor que, quando morre, torna-se um gato (assim como todos os escritores, o que me faz pensar sobre que escritora seria minha singela gata Lola). Outro curta interessante, mas que ficamos sem saber o final devido a problemas técnicos, foi O Esôfago da Mesopotâmia, de Isaac Chueke e Cristiana Grumbach, com figurinhas conhecidas da Globo (mas nem um pouco desmerecido por isso) e curiosa caracterização de diversos personagens num único ambiente.

Por fim, posso dizer que a mostra foi frutífera e tivemos a oportunidade de vender a edição mais recente do fanzine Fabulário para diversos espectadores. E mais: para a paulistana que leva chuva pra todo lugar que vai, fui até presenteada com um tempo ensolarado no sábado e no domingo. Deu até pra aproveitar um pouco a piscina da pousada (vou poupar os leitores das fotos mais intrigantes) e fazer a travessia pousada-mostra pela beira de praia! Foram, enfim, 7km de caminhada (e mais uns 500km de ônibus) que valeram a pena.

Agradecimentos: Edu Santana, Vivi Amaral e Oda Gomes que nos receberam muito bem em terras estrangeiras.

Colaborou para este post: Luiz Daniel, me obrigando a dividir o post em dois e servindo de bom fotógrafo do nosso experimento turístico.

CARA CAROLINA ,
é webdesigner e estudante
de Artes Plásticas pelo
Unicentro Belas Artes

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Resenha do livro “Renascimento – A Lenda do Judeu Errante”, de Sérgio Pereira Couto.

Antes de mais nada, quero pedir desculpas ao Sérgio pela demora em resenhar seu livro que li com muita atenção nas minhas viagens de ônibus da casa pro trabalho de do trabalho pra faculdade e da faculdade pra casa. Sérgio, pronto e gentil, nos enviou pelo correio (e por Sedex!) seu mais recente trabalho e cabe a esta humilde webmaster de e-comercce (daí já criando um vínculo pouco afetuoso com o personagem principal) agradecer pela atenção.

capa do livro Renascimento, a lenda do Judeu ErranteO judeu errante é um personagem milenar. Talvez por isso tenha servido de inspiração e referência para tantos autores em épocas diversas: Borges em seu conto “O Imortal”, Assimov no livro “Asimov´s Guide to the Bible”, na inacabada peça “O Judeu Errante”, do português José Régio. Os exemplos parecem ser infindos. Porém, o mais recente deles parece ser “Renascimento – A Lenda do Judeu Errante”, de Sérgio Pereira Couto.

Jornalista e escritor, Couto parece ter como uma de suas virtudes a queda pelo jornalismo investigativo, aquele em que o repórter vai direto as fontes para angariar informações. Em seus romances (Sociedades Secretas e Investigação Criminal), Couto parece não ter medido esforços para levar sólidas informações aos leitores, sem aqueles deslizes embaraçosos cometidos por quem fala sobre o que não conhece.

Neste último romance, Sérgio associa o espiritismo à lenda do judeu errante – aquele que foi amaldiçoado por Jesus a permanecer na terra até sua segunda vinda -, tendo como plano de fundo a renascença. Mas não pense que a trama ocorre num passado distante. Ao explorar a temática reencarnacionista, Couto faz uso de flash backs, retornos no tempo e viagem astral para contar a história de Roger, um empresário judeu tão contemporâneo poderia ser meu gerente que se vê preso a uma rocambolesca armadilha em que os espíritos, mesmo reencarnados, não se libertam dos assuntos pendentes.

Entrar em maiores detalhes seria boicotar a eficiência com que Couto amarra sua trama complexa, recheada de elementos que vão desde hieróglifos do Egito antigo até extremismo islâmico. Partirei, porém, para uma reflexão –talvez encabida - de âmbito maior. Couto parece saber bem pra quem escreve e em que tempos, posicionamento característico de um escritor maduro e profissional. “Renascimento” adota um ar de contemporaneidade incomoda. Esqueça as bibliotecas empoeiradas. Para obter valiosas informações os personagens vão a cybercafés e consultam o Google, além de contatar informantes pelo Messenger, isto tudo em contraposição aos vilões, que fazem uso das armas sobrenaturais para se comunicar. As referências que constam nas falas das irmãs Klinger são de seriados de TV e o maior passatempo das heroínas é fazer compras. A caracterização dada no início do livro sobre Elizabeth Klinger ser bibliotecária e gostar de assuntos acadêmicos enquanto sua irmã Emile é historiadora e professora substituta na USP acabam não refletindo bem nos hábitos das moças ao decorrer da história. Além de que às vezes é difícil lembrar que Liz é noiva de Roger, de tão independente que é a relação entre os dois. Seria uma características das uniões atuais, que pregam a efemeridade?

O que dizer então da pluralidade religiosa? Na mesma história estão bem delineadas tanto a doutrina espírita quando a católica, al´me do recalcado posicionamento judaico de Roger e a lembrança perene dos atentados de 11 de setembro em Nova Iorque e de 7 de julho, em Londres. Curioso notar que são os dois freis franciscanos os personagens de maior sincretismo de crenças, referência clara as dicotomias que a Igreja enfrente na atualidade.

Reforçando a crítica ao catolicismo (mais contemporânea, impossível), Couto coloca Savonarola, monge famoso por instituir as fogueiras da vaidade na Itália renascentista, como grande inimigo de Lourenço de Médice, governante de Florença e patrono das artes na renascença. Porém, não foi enfatizado o fato de que além de queimar Boticcelis, Savonarola combatia o luxo e a vaidade tanto da nobreza estadista como da própria Igreja, sustentando um posicionamento de desapego aos bens matérias. Numa história de contornos capitalistas, o monge só poderia ser dos mais malévolos, o tal “Rasputin” do mediterrâneo.

A visão pessimista da Igreja não é novidade no contexto literário ocidental. Quem não se lembra do bispo malfeitor Bispo Manuel Aringarosa e seu discípulo semi-humano Silas em “O Código da Vinci”, de Dan Brown? Couto, de fato, apresenta esta e outras semelhanças com o a obra do best seller norte-americano. Antes de se aventurar pelo romanesco, o autor publicou livros destinados a embasar a leitura der Brown e saciar a sede dos mais aficionados. Couto revisita o universo temático de Brown ao somar o comum ao pitoresco e faz uso de uma escrita fluida o bastante para acompanhar a velocidade da diegese narrativa. Porém, Couto vai mais longe ao incorporar o elemento sobrenatural.

“Renascimento” é daqueles livros que devem ser lidos de uma tacada só. Prender o leitor do começo ao fim, embora tantas transcrições da obra de Kardec – somada a boa memória dos personagens que citam longas passagens do Livro dos Espíritos – irrite um pouco. Como bom jornalista, Couto afirma em entrevista ao site Vampirus que respeita todas as crenças e mantém o distanciamento crítico. Mas acho que, tendo o livro como espelho, a situação é reversiva. Couto escreve como quem não acredita, mas com o coração de quem acredita (ou ao menos de quem se encantou com a literatura de Kardec e a visão confortante que ela traz, em contraposição a tradição de pecados e castigos que insistimos em carregar história à frente). Terá Kardec contabilizado mais um discípulo?

Colaboraram para esta famigerada resenha:
Tadeu Costa Andrade (semi-cristão e quase padre), alguns poucos motoristas menos barbeiros do 175P e muitos motoristas vagarosos do 557C e Dona Maru, minha avó, esta sim insaciável leitora de literatura espírita.

Referências:
Vampirus, Garganta da Serpente e Giz Editorial


CARA CAROLINA ,
é webdesigner e estudante
de Artes Plásticas pelo
Unicentro Belas Artes

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Bem Vindos a Ilha Comprida!



Embora eu goste das coisas em partes, mesmo porque costumo me estender demais nas explanações, este post foi idealizado por inteiro. Por questões referentes à rapidez da internet (não da sua internet discada, meu amigo, e sim a internet como mídia de ligeira contemplação) e pelo brilho cansativo dos monitores, dividi este relato em duas partes.

Tudo começou num feriado chuvosos. Chuvosos, pois, para bom paulistano azarado, não há feriado na praia sem um céu nublado e uma garoinha gelada. Mas este foi diferente, pois o objetivo maior da viagem não era pegar uma cor e sim presenciar um dos poucos eventos referenciais de cinema fantástico do país: a II Mostra de Curta-Metragem Fantástico de Ilha Comprida. Embora seja um evento de pequeno porte, a mostra é significativa. Nos 5 dias de duração foram apresentados diversos curtas, dos independentes de pequena verba aos que contam com maior apoio financeiro e de produção. As idéias são múltiplas: zumbis, vampiros, experimentos genéticos, sonhos e alucinações. Agora a pergunta que não quer calar: mas... Ilha Comprida?

Isso, mesmo. A mostra foi acolhida pelo Espaço Cultural Plínio Marcos e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. O público é composto por pessoas de todas as idades advindos de regiões próximas e da própria ilha, além dos turistas e do pessoal que vem especialmente pra mostra. É fácil ver diversas crianças e adolescentes atentos na platéia, visto que a cidade é pequena (cerca de 9.000 habitantes) e não conta com shopping ou cinema, distrações habituais dos jovens das grandes metrópoles.

Mas o que nos impressionou mesmo, além do aspecto “paraíso perdido” de Ilha Comprida (realmente comprida!), foi a qualidade dos curtas exibidos, em especial a sessão da 19h do dia 15 de novembro, especial de horror. Joel Caetano, da Recurso Zero Produções e diretor do tragicômico Junho Sangrento, compareceu a sessão junto ao elenco que nos permitiu bater um papo sobre a produção independente e elogiar pessoalmente seu trabalho, que nos rendeu algumas piadas insólitas que repetimos até hoje. Joel disse que gostou dos curtas apresentados nas sessões anteriores, mas reclamou da não-linearidade dos roteiros. Eu, em contrapartida, acabei gostando dos curtas mais sem pé nem cabeça (também conhecidos como não-lineares) como Crisálidas, do mineiro Fernando Mendes e Akai, de Gustavo Arantes. Ambos trazem uma história embutida, mas é fato que a seqüência cronológica dos fatos não foi a preocupação maior de seus idealizadores.

Continua no próximo post, quando a paciência do caro leitor estiver renovada e seus olhos não estiverem lacrimejando mais.


CARA CAROLINA ,
é webdesigner e estudante
de Artes Plásticas pelo
Unicentro Belas Artes