domingo, 10 de fevereiro de 2008

Um zumbi comeu meu post



Começam dia 14 de fevereiro as filmagens de Porto dos Mortos, o primeiro longa-metragem de horror gaúcho”, em Porta Alegre (RS). Mas tudo indica que as ambições do diretor Davi de Oliveira Pinheiro vão além de seguir a linha do Zé do Caixão. Davi pretende “criar uma visão particular do gênero, nunca vista em qualquer parte do mundo”. Bom,está lançado o desafio.

Davi diz que a idealização do projeto vem desde 2005 e segue até hoje num processo contínuo de aperfeiçoamento, com o objetivo de criar uma “identidade única e pessoal”. Parece bom, dado que as referências do diretor não negam um certo bom gosto: Sergio Leone, do “faroeste de arte” Era uma vez no Oeste; François Truffaud, de O último metrô e, como não podia faltar, George A. Romero, o cara que entende de filmes de zumbi.

A premissa é a seguinte: o policial Lockheart (curiosamente, o mesmo nome de produtora do filme) persegue Adam, um assassino serial à solta em um Brasil devastado, povoado por mortos vivos. A grana disponível não deve ser muita, (portanto não imagine um road movie cheio de explosões e seres animalescos correndo na velocidade da luz), mas pelo trailer já dá pra notar uma preocupação técnica maior. A equipe conta também com André Kapel, que já trabalhou com efeitos especiais em filmes de Mojica Marins e outros famosos como Cheiro do Ralo e Amarelo Manga (alguém me corrija se eu estiver falando bobagem!). Agora é aguardar: o filme está programado para sair em novembro.

PARA ÁVIDOS E AUDAZES NAVEGANTES
(incluindo os nerds-fissurados-por-sangue)

Se você quer ser um figurante-zumbie (ou um zumbi-figurante, a escolha é do freguês), mande um e-mail para: queroserzumbi@v2cinema.com. Lembrando que as filmagens serão em Porto Alegre....

Se você quer uma resenha mais engraçadinha que a minha, vá no judão.com. (praticamente a versão indie do Omelete e altamente recomendável).

Se você quer saber who-the-hell-is nosso amigo Davi de Oliveira Pinheiro, sei lá, ligue para a produtora (interurbano, para os conterrâneos) ou assista este curta simpático que eu achei.

PARA MAIS ÁVIDOS E AUDAZES NAVEGANTES

Filmes de zumbis com tomates pré-selecionados dos campos peruanos.

White Zombie (1932): diz a lenda que foi o primeiro filme de zumbi da história da humanidade. Segundo nosso colaborador L. R. Fernades, é aquele clássico filme de zumbis-sonâmbulos com os braços estendidos soltando grunidos initeligíveis e, suposição minha, dizendo “miooooolos”. No elenco, ninguém mais, ninguém menos que Bela Lugosi.

A Noite dos Mortos Vivos (1968): clássico absoluto de Romero, influenciando significativamente toda uma safra de filmes posteriores. Além de sangue (com e sem molho de tomate), violência, multilação e seres putrefados, há uma crítica social focada nos movimentos sociais das minorias. E o mais impressionante: o filme foi rodado com meros U$ 13 mil em preto e branco.

O Despertar dos Mortos (1978): dez anos depois de A Noite dos Mortos Vivos, sai o segundo filme da trilogia de Romero. Muito sangue, víceras, miolos e mortos vivos passeando no shopping center, além da trilha sonora em parceria com o italiano Dário Argento ( que também fez a montagem da versão européia do filme).

Filmes de zumbi com tomates, pesticidas e agrotoxicos.

Extermínio (2002): filme dirigido por Danny Boyle (Transpoiting) e protagonizado por Cillian Murphy (Café da manhã em Plutão). Início surpreendente (silêncio + Cillian Murphy perdido da silva + Londres completamente vazia) e final sem medo de ser feliz. Resultado: uma soma feliz de um bom cineasta e o esquema hollywood.

The Evil Dead (1982): é ou não é um filme de zumbi este filme de Sam Raimi (Homem Aranha)? Um clássico filme B de horror que teve duas sequências não tão bem sucedidas.

Na Dimensão dos Mortos (1989): de um tal David Acomba é, segundo o mesmo colaborador citado acima, um filme com os mortos vivos mais insistentes que ele já viu. E parece engraçado.

Filmes de horros com tomates à brasileira (ou à sulista)

Mangue Negro: filme de zumbi de Rodrigo Aragão com um argumento, no mínimo, incomum: um manguezal contaminado transforma os pescadores em zumbis. Será exibido no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre no dia 01 de agosto. Veja o trailer no You Tube.

O Carneador: curta metragem independente ( sinônimo de “sem dinheiro”) de Marcio Cannibal Strzalkowski (sinônimo de “pseudônimo duvidoso”). Melhor mesmo é pular meu falatório e seguir pro YouTube.

Paisagens, Pesadelos e Paranóias: outro curta metragem independente de André Bozzetto Junior, indicado como uma homenagem aos filmes de suspense italianos, também conhecidos como “giallos” (italianas nuas, assassinos de luvas negras e uma boa garrafa de whisky J&B). Veja o curta no You Tube: parte 1 e parte 2.

Junho Sangrento: já citado no meu post sobre Ilha Comprida, o filme de Joel Caetano nunca mais saiu de nossas memórias depois do “retardadinho”, tornando-se praticamente uma marca do Fabulário. Agora no My Space.

Tomates Mortos

Era dos Mortos: soma interessante do filme de zumbis de Rodrigo Brandão com quadrinhos complementares de Micael Holderbaum, tudo muito mineiro e com boa dosagem de Pomarola. No site dos caras você pode baixar o filme e os quadrinhos, e comprar o DVD contendo o making of e fotos.

Capital dos Mortos: filme de zumbi “meio fundo de quintal” (e o que não é nessa vida?) com efeitos especiais tocantes. E não é de Porto Alegre, e sim de Brasília. Veja o trailer no You Tube.

Colaboraram: L.R. Fernades, com diversas dicas e apontamentos e o Luiz (agora com "z"), subindo e descendo imagens.

Sites consultados com maior frequência: Infernotícias e Boca do Inferno.

CARA CAROLINA ,
é webdesigner e estudante
de Artes Plásticas pelo
Unicentro Belas Artes

6 comentários:

felipe silverio disse...

muito legal esse post... bem pesquisado!

"Evil dead" eh fantastico! vi poucos filmes tao sufocantes quanto esse...


bom trabalho! XD
Fe 013

Anônimo disse...

Olá!

Valeu por citarem o Junho Sangrento, foi um prazer conhecê-los no Festival de Ilha Comprida!!!!

Agora sou leitor assíduo do blog!!!!

Abraço

Joel Caetano
recursozero@yahoo.com.br

Anônimo disse...

[url=http://rastimores.net/][img]http://akreoplastoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]we buy used software, [url=http://akreoplastoes.net/]nero burning rom[/url]
[url=http://rastimores.net/][/url] oem software sites ultimate software canada
macromedia director software [url=http://rastimores.net/]download autocad[/url] autocad job ireland
[url=http://akreoplastoes.net/]nero 9 stops working in vista[/url] software shopping
[url=http://rastimores.net/]coreldraw engraver rortary[/url] 2000 oem software
educators discount software [url=http://rastimores.net/]instructions for adobe photoshop cs3[/url][/b]

Anônimo disse...

[url=http://vioperdosas.net/][img]http://sapresodas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]free online shop software, [url=http://sapresodas.net/]PACK-1 Adobe PACK[/url]
[url=http://vioperdosas.net/]microsoft windows ce software[/url] microsoft office 2003 license buy office 2003 enterprise
discount software stores [url=http://vioperdosas.net/]does office 2003 work with vista[/url] free software for retail shop
[url=http://vioperdosas.net/]quarkxpress project viewer[/url] pricing software
[url=http://vioperdosas.net/]www macromedia com software flashplayer7[/url] windows vista home basic question
how to buy dreamweaver [url=http://sapresodas.net/]cheap software downloads[/url][/b]

Anônimo disse...

I am assured, that you are not right.

Anônimo disse...

For the life of me, I do not know.