quarta-feira, 12 de novembro de 2008

1º Dia 3ª Mostra curta Fantástico



A 3ª Mostra de Curta Fantásticos começou ontem, Terça dia 11.
E eu estava lá prestigiando a iniciativa, representando o Fabulário e claro aproveitando o fim de terça com a promessa de uma ótima programação.

Para ser mais exato, já que o evento esta acontecendo simultaneamente em 6 lugares diferentes, estava eu no Centro Cultural São Paulo (ao lado da estação Vergueiro de Metro), para ver a Mostra competitiva I e II.

Era 18h quando as portas da sala Lima Barreto foram abertas. A frente do público, Eduardo Santana e Vivi Amaral, organizadores do evento, seguidos pela equipe de reportagens da globo guiaram a fila até a sala.
Estavam lá também o pessoal da Recurso Zero produções para a estréia do curta O Assassinato da Mulher Mental no festival. (que tirou boas risadas do público)
Naquela agitação toda só deu pra dizer um oi para a Vivi e fui em busca de um bom lugar para sentar. (a conversa e a apresentação vão ter que ficar pra outro dia infelizmente) .
A sessão estava com um bom público, levando em conta que era apenas seis horas de uma terça-feira em uma cidade que a maioria das pessoas está trabalhando ou estudando nesse horário.

Diversidade, qualidade são ótimas palavras descrever a seqüência de curtas da Competitiva I e II, filmes bem produzidos e bons roteiros em abordagens bem interessantes dos gêneros do fantástico.
Após a apresentação d'O Assassinato da Mulher Mental, a sessão foi interrompida para Márcio Canuto, repórter da TV Globo, entrevistar a platéia. Perguntando a nota para o filme e para o festival. Quem viu o SPTV me diga se eu estava bem na filmagem!! (rs)

A segunda Mostra Competitiva as 20h, estava com um público levemente menor, com alguns probleminhas técnicos na passagem dos curtas. Algo bem comum nessa pós-modernidade, não é?
A qualidade dos curtas não deixou a desejar, superou minhas expectativas. Animações divertidas, contos de horror, humor descontraído e irônico.

Para quem não teve a chance de ver, eu recomendo, ainda dá tempo!

A mostra Competitiva I tem mais duas exibições :
CCBB - Quinta, dia 13 - 15h30
CCSP - Sábado, dia 15 - 20h

Mostra competitiva II
CCBB- quinta, dia 13 - 17h30
CCSP - Sábado, dia 15 - 18h
Cinefavela - Sexta, dia 14 - 16h

Lembrando que a entrada é franca a todos!
Mais informações: http://www.cinefantastico.com.br/


Diogo Nogueira
é Designer Gráfico
e ilustrador, estudante
de Artes Pláticas no
Unicentro Belas Artes

terça-feira, 11 de novembro de 2008

3º Mostra Curta Fantástico

Sim, ela voltou! Agora muito mais próxima de nós (veja como era longe: parte 1| parte 2), paulistanos, a Mostra de Curta Fantástico começa hoje. Os números impressionam e o acesso não poderia ser mais fácil: mais de 150 filmes serão exibidos durante toda a mostra em locais como Centro Cultural Banco do Brasil (próximo ao metrô Sé e São Bento, cuja sala simpática costuma abrigar ótimas mostras) e Centro Cultural São Paulo (do lado do metrô Vergueiro), entre outros.

Esta generosa seleção estará dividida em duas categorias: Mostra Competitiva e Programação Especial. Na primeira, 52 curtas-metragens concorrem a prêmios. Como na mostra do ano passado, os espectadores podem votar nos filmes de cada sessão. Ao final, o curta mais bem cotado recebe o prêmio do Júri Popular. Já na Programação Especial, são exibidos curtas e longas que exploram as diversas faces do gênero fantástico. É nesta categoria que são exibidos filmes vindos de festivais como FANTASPOA, RIOFAN e ROJO SANGRE (Buenos Aires), já citados aqui por esta humilde blogueira de festivais à distância que vos fala.

O Assassinato da Mulher MentalCena de O Assassinato da Mulher Mental, novo curta do Diretor Joel Caetano e da Recurso Zero Produções. Eles já nos deram uma boa surpresa no ano passado com seu Julho Sangrento - apostamos neste novo curta que estréia hoje, dia 11: não perca!

A coisa não pára por aí. Além da farta programação, serão oferecidas atividades todos os dias na Casa das Rosas (perto do metrô Brigadeiro, na Av. Paulista) como oficinas, mesas de debate e workshops, iniciativa muito bem vinda da organização do evento que, como o Fantasticon e o Invisibilidades, colabora para a formação de um público ativo para o fantástico.

Todas as exibições de filmes e atividade são gratuitas. Confira a programação completa no site (www.cinefantastico.com.br/) e monte sua agenda.


LUIZ PIRES e CARA CAROLINA,
são webdesigners e estudantes
de Artes Plásticas no Unicentro
Belas Artes (é, os dois são)